O nome de Lázaro Fernandes Pereira, egresso do curso de Engenharia Civil da FAINOR, agora está associado a uma conquista de peso: seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi citado como referência na elaboração de uma norma técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão federal responsável pela gestão de rodovias, ferrovias e hidrovias em todo o país.
O trabalho, intitulado “Estudo da Utilização de Solos Lateríticos e a Metodologia MCT: Análise em Trecho a Ser Duplicado na BR-116”, explora metodologias mais viáveis e sustentáveis de aplicação de solos em obras rodoviárias. A pesquisa, embasada por ensaios de laboratório e fundamentação científica, teve como base a realidade local e soluções que podem ser aplicadas em projetos de pavimentação em todo o Brasil.
“Com imensa alegria e honra, compartilho uma conquista que me deixou profundamente emocionado: o meu Trabalho de Conclusão de Curso serviu como base para a criação de uma norma do DNIT, um dos mais importantes órgãos do nosso país. É difícil descrever a emoção de ver um estudo que desenvolvi com tanto empenho e dedicação se transformar em referência nacional”, afirma Lázaro.
O artigo foi desenvolvido a partir de análises realizadas dentro do laboratório da própria FAINOR, resultado de uma parceria com a ViaBahia, que também viabilizou a participação de Lázaro como estagiário, classificado em primeiro lugar no processo seletivo.
“Essa conquista não seria possível sem o apoio fundamental da FAINOR. Foi através da instituição que portas se abriram. A parceria com a ViaBahia me permitiu realizar todas as análises e pesquisas científicas que embasaram meu TCC. Levo com muito orgulho o nome da FAINOR e sou imensamente grato a todos que fizeram parte dessa jornada”, completa o egresso.
A conquista é motivo de orgulho também para a Coordenação do curso. Para o professor Rudgero Oliveira, “prestigiar um artigo científico produzido por estudantes da FAINOR sendo citado em um documento normativo nacional demonstra a qualidade da estrutura da nossa faculdade, que realiza pesquisas de ponta e aproxima nossos estudantes de demandas reais do mercado de trabalho”.
Lázaro também fez questão de agradecer à sua orientadora, professora e coordenadora Lívia Ramos, ao laboratorista Antonio Augusto e a todos os colegas de sala envolvidos. “Saber que meu trabalho contribuiu para o desenvolvimento técnico do país, e que agora faz parte da base normativa de um órgão federal, é algo que levarei para sempre com imenso orgulho”, finaliza.
A FAINOR celebra mais essa conquista que comprova, na prática, o impacto da formação oferecida pela instituição: ensino que transforma trajetórias e contribui para o desenvolvimento técnico e científico do Brasil.